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BOAS PRÁTICAS E EMPREENDEDORISMO

Prezado cliente.


Uma das coisas que mais impede os pequenos e médios empreendedores de alavancarem seus negócios é o acúmulo de funções dentro da rotina da empresa: cotação, compras, serviços, entregas, logística, trocas, devoluções, garantias, financeiro, vendas, marketing enfim... é impossível cuidar de todos os pilares de forma excelente e a falta de tempo acaba prejudicando a principal função do empresário que é a prospecção de clientes e novos negócios!

Para ajudar você a montar uma rotina e uma agenda de prospecção nós buscamos artigos que trazem técnicas simples e de custo zero para serem aplicadas. Esperamos que ajude você a alavancar novas oportunidades de negócio para sua empresa. No final deste e-mail ainda tem um bônus para você. Segue abaixo o artigo:

"Como Montar A Rotina De Prospecção Ideal"

Organização é vital para não deixar acumular tarefas no dia a dia e ter consciência do que precisa ser feito. No Outbound não poderia ser diferente!

No modelo tradicional essa tarefa é difícil de ser feita, pois não existe uma divisão clara do trabalho que deve ser realizado pelo vendedor. Isso acontece devido a grande parte dele ser On Demand. O executivo de vendas não consegue ter uma agenda clara do que fazer pois ele depende de reuniões a serem agendadas, e caso surja uma, ele terá menos tempo para prospectar e realizar atividades de qualificação/treinamento.

Essa desorganização é outro fator que atrapalhava a previsibilidade de resultados. Como todo dia começava no "escuro", o vendedor só sabia as atividades que iria desempenhar de acordo com as respostas que recebesse dos Prospects. Isso é algo que definitivamente não pode acontecer.

Mas como isso já é algo bastante enraizado na cultura de vendas brasileira, a solução, que é extremamente simples, acaba não parecendo óbvia aos nossos olhos.

Em um artigo da Salesloft, eles descrevem por meio de um infográfico como é a rotina diária dos seus SDRs e Executivos de Vendas. Confesso que no momento em que eu li, não enxerguei muito valor, ainda mais na época, que apenas desempenhava a função de Inteligência Comercial. Como as minhas atividades dependiam apenas do meu esforço e os seus Inputs não estavam vinculados a terceiros, a minha agenda era extremamente fácil de organizar.

Entretanto, quando comecei a gerenciar todo o time de Outbound, percebi que depois de 1-2 semanas realizando contatos diariamente, a agenda da equipe começava a ficar bastante ocupada e muitos leads eram perdidos em meio a bagunça que imperava.

No texto, vou descrever alguns processos que desenhamos para reduzir esse problema, além da utilização do Google Calendar para facilitar a organização das tarefas diárias.

Agenda de Outbound
Como já disse, o trabalho que realizei com minha equipe de Outbound começou a ficar bastante bagunçado depois de algumas poucas semanas. Eu, como gestor de primeira viagem e focado em gerar resultado rápido, comecei a tentar avaliar o que estava acontecendo de errado no processo, pois seguíamos a cartilha proposta por Aaron Ross, mas, mesmo assim, estávamos com dificuldade para melhorar nossa taxa de conversão, pois acabávamos queimando vários leads.

Assim que comecei a acompanhar o time no dia a dia, percebi qual era o problema: pouquíssimos leads eram colocados em um fluxo de cadência, pois não existia uma agenda clara de quais tarefas seriam desempenhadas no dia e em quais horários.




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